sábado, 16 de abril de 2011

Você conhece a remota Ilha de Santa Helena, onde Napoleão Bonaparte ficou exilado durante 6 anos, e como foi sua estadia lá?


Napoleão Bonaparte

Um dos maiores mitos da França de todos os tempos, Napoleão Bonaparte escreveu o seu nome na história pelas conquistas que realizou. Durante quase dez anos (de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814), foi o imperador da França, adotando o nome de Napoleão 1º. O seu poder começou a ruir quando deu ordens para invadir a Rússia. Mesmo tento ocupado a capital Moscou, os russos não se entregaram ao Exército napoleônico porque contavam com o "rigoroso inverno" e com a tática de destruir os recursos que pudessem ser aproveitados por Napoleão, como: envenenando água, incendiando casas e plantações, etc. Com o frio, os soldados franceses foram ficando sem abastecimento e não tiveram outra alternativa a não ser o recuo. Alguns historiadores contam que, de um total de 600 mil homens, apenas 37 mil sobreviveram nesta invasão. Fragilizado, o general viu os seus inimigos invadirem a França e Napoleão Bonaparte foi obrigado a renunciar ao trono de imperador em abril de 1814, e ficou exilado na ilha de Elba. Depois, ainda tentou voltar ao poder, mas foi derrotado na célebre Batalha de Waterllo, no dia 18 de junho de 1815. Três dias depois, Napoleão Bonaparte seguiu para outro exílio, na ilha de Santa Helena, onde morreu no dia 5 de maio de 1821. O mito agora fazia parte da história.

Bandeira de Santa Helena

 

A ilha de Santa Helena localiza-se no meio do Oceano Atlântico, entre a América e a África. É uma das ilhas do grupo de territórios ultramarinos britânicos formados por Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, distantes entre si e pouco habitadas.
Localização da Ilha de Santa Helena (em vermelho)
1.200 km do continente mais próximo
8 km de largura x 16 km de Comprimento

A Ilha de Santa Helena é formada por paredões de pedra em todo o seu redor, com apenas uma baía abrigada, onde ergue-se sua pequena capital Jamestown. O interior da ilha era originalmente recoberto de florestas, mas hoje é composto de bem cuidados campos e pastagens, bem ao estilo inglês.


Esta geografia mostrou-se perfeita para abrigar prisioneiros que em hipótese alguma deveriam sair da ilha, e seu mais famoso exilado foi o Imperador Francês Napoleão Bonaparte. Após a Batalha de Waterloo, em 1815, Napoleão foi preso pelos ingleses e enviado a Santa Helena, onde foi "hóspede" inglês até 1821, quando faleceu.

Napoleão foi enterrado na ilha, e lá permaneceu durante 19 anos, até que seus restos mortais retornassem à França em 1840, sendo cremados e enviados para sua famosa tumba no Cemitério "Les Invalides", em Paris, onde permanecem até hoje.


Durante a estadia de Napoleão, ele ficou no interior da Ilha, em um pequeno povoado chamado Longwood, sendo constantemente vigiado pelo Exército Britânico, e navios da Marinha Real permaneciam ancorados ao largo de toda a ilha, cuidando de seu mais famoso "visitante".



Napoleão ficava à beira do penhasco, olhando a imensidão do mar, esperando algo que não sabem ao certo se chegará. 

Para mais informaçoes: http://the-rioblog.blogspot.com/2011/01/conheca-remota-e-surpreendente-ilha-de.html
Post adaptado por: Louíse Saráiva e Patrícia Geani

Nenhum comentário:

Postar um comentário